MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Eventos 1/2016

Última modificação: Quarta-feira, 16 de agosto de 2017

SEMANA DE RECICLAGEM, RECUPERAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS

Data: 13 a 20 de junho

A Semana de Reciclagem, Recuperação e Reutilização de Materiais foi uma iniciativa multidisciplinar e intersetorial com o objetivo de promover um ambiente favorável à discussão sobre a preservação, o desenvolvimento e a utilização sustentável dos recursos naturais e estimular a mudança de hábitos e atitudes, através de palestras, visitas técnicas, campanha de coleta seletiva, exposição de trabalhos técnicos e científicos.

Certificados Participantes 1

Certificados Participantes 2

Certificados Palestrantes

Certificados de Trabalhos

VISITA TÉCNICA  À USINA DE INCINERAÇÃO ECOVITAL

Data: 2 de junho

Horário: 14:00 às 19:00 horas

Público Alvo: alunos dos cursos superiores de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Materiais e Química Tecnológica. Cursos técnicos de Química e Meio Ambiente. E professores da área. 

A Ecovital é a maior empresa de incineração de resíduos industriais perigosos (Classe 1) do país. De acordo com a Resolução nº 313 do Conselho Nacional do Meio Ambiente: os resíduos de classe 1 são todos os tipos de resíduos que resultem de atividades industriais que se encontrem nos estados líquido, semi sólido, sólido e gasoso (quando contido) cuja particularidades os tornam enviáveis de serem lançados na rede pública de esgoto ou em corpos d água.

Agradecimento especial ao Jarbas Amaro, gerente de produção da Ecovital, que autorizou a nossa visita à Empresa.

ecovital1

Na foto acima: alunos da Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Materiais; alunos do curso técnico em Química; e professores do Departamento de Engenharia de Materiais

ecovital2

Na foto acima: alunos de Graduação em Química Tecnológica, Engenharia de Materiais e Engenharia Ambiental e Sanitária; alunos do técnico em Química; e professores do Departamento de Química e do Departamento de Engenharia de Materiais

“APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA EM PROJETOS DE FUNDIÇÃO DE METAIS”

Palestrante: Reinaldo Oliveira – gerente de contas da Empresa Magma Engenharia do Brasil- (Currículo Lattes)

Data: 11 de maio de 2016

Horário: 19:00 às 21:00 horas

Local: Sala 141 do Departamento de Engenharia de Materiais

Público alvo: Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica

Durante a palestra o Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos abordou o tema de simulação numérica em projetos de fundição, dando enfoque em suas vantagens lucrativas e otimização dos processos.

simulaxao2

Na foto acima: aluno de graduação Vinicius Ribas, Sr. Reinaldo Oliveira e o professor Joel Lima

“GRAFENO E NANOTUBOS DE CARBONO: CIÊNCIA BÁSICA E APLICAÇÕES”

Palestrante: Dr. Marcos Pimenta – Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Nanomateriais de Carbono e Coordenador do Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono (CT – Nanotubos) – (Currículo Lattes)

Data: 02 de maio

Horário: 18:00 às 19:00 horas

Local: Auditório Campus I do CEFET-MG

Público Alvo: Comunidade do CEFET

O carbono é o elemento químico que permite a formação das estruturas complexas que deram origem à vida. O grafite e o diamante são formados apenas por átomos de carbono, e já são usados em várias aplicações tecnológicas. Nos últimos 30 anos foram produzidos novos materiais de carbono de dimensões nanométricas, como esfera e tubos. Há 10 anos conseguiu-se isolar uma única folha de grafite, chamada grafeno, que é um material bi-dimensional, com espessura atômica. Os nanotubos de carbono e o grafeno têm sido intensamente investigados nos últimos anos, pois, apresentam várias questões ciêntíficas fundamentais como, por exemplo, o confinamento quântico e comportamento não usual de seus elétrons. As pesquisas sobre o grafeno levaram a descoberta de vários outros tipos de espessura atômica e deram origem a nova área de pesquisa sobre material bi-dimensional. Por outro lado, os nanotubos, grafenos e outros materiais bi-dimensionais podem ser usados em enorme leque de aplicações tecnológicas, nas áreas de energia, informação, novos materiais, medicina e outros.      (Autor: Dr. Marcos Pimenta)

Nesta palestra o Dr. Marcos apresentou os aspectos cientificos fundamentais deste material, e discutiu as várias de suas aplicações tecnológicas. E por fim, apresentou um projeto pioneiro no Brasil, que consiste na criação do Centro de Tecnologia em Nanotubos (CT – Nanotubos), cuja meta é fazer a ponte entre as pesquisas feitas na academia e a demanda das indústrias por novas soluções tecnológicas para os desafios das novas gerações.

carbono

Na foto acima: Aluno da graduação Vinicius Ribas, aluna da graduação Dayane Faleiro, palestrante Marcos Pimenta, professor Marcello Dumont e professora Danielle Marra

Os certificados da palestra já estão disponíveis na Secretária do Derpartamento de Engenharia de Materiais, localizado em frente a Caixa Econômica no Campus I do CEFET-MG. Horário de Funcionamento das 07:00 às 22:00 horas.

VISITA TÉCNICA À GNA CORPORATION

Data: 28 de abril

Horário: 12:00 às 17:00 horas

Público Alvo: alunos iniciantes dos cursos de Engenharia de Materiais e Técnico em Mecânica

 A Empresa GNA Corporation desenvolve e fabrica produtos para os setores mineral, cimenteiro, siderúrgico e afins. Durante a visita técnica os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com as áreas da Empresa Engenharia: onde os projetos são desenvolvidos, e é o setor responsável pelo contato diretamente com os clientes.

Modelagem: produção de moldes, para a fundição.

Fundição: produção de peças a partir do processo de fundição, feitas através de altos fornos que são capaz de produzir peças de 5,5 toneladas. E tratamentos térmicos feitos através de um forno de tratamento térmico.

Indústria Mecânica: Acabamento final da peça, área da empresa que possui fresadoras, mandrilhadoras e etc.

gna

Na foto acima: alunos da Graduação em Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Mecânica, e dos técnicos em Mecânica e Meio Ambiente

 Os certificados da visita técnica já estão disponíveis na Secretária do Derpartamento de Engenharia de Materiais, localizado em frente a Caixa Econômica no Campus I do CEFET-MG. Horário de Funcionamento das 07:00 às 22:00 horas.

“INTERFACES ENTRE ENGENHARIA E NEUROCIÊNCIA”

Palestrante: Dr. João Paulo Machado – Sub-chefe do Departamento de Engenharia de Materiais- (Currículo Lattes)

Data: 14 de março

Horário: 18:00 às 19:00 horas

Local: Sala 141 do Departamento de Engenharia de Materiais, Campus I, CEFET-MG

Público Alvo: Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica e Mecatrônica

Na palestra o professor João Paulo, a partir da sua tese de doutorado, falou sobre a aplicabilidade dos conhecimentos de engenharia na resolução de problemas ligados ao campo da neurociência, como a visão. A sua tese de doutorado teve como título ” Células simples e complexas no wulst visual da coruja buraqueira”, que foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche em Centre National de la Recherche Scientifique.

interfaces

Na foto acima: professor João Paulo Machado